sábado, 29 de outubro de 2011

Tecido Epitelial

Características
_Células justapostas com formas e tamanhos variados ( achatadas,cúbica,prismáticas).
_A forma no núcleo acompanha a forma da célula.
_Células com vida limitada-2 a 50 dias
_O tecido não apresenta vasos sanguíneos e com inervações.

Nutrição
_ Por difusão do tec. conjuntivo subjacente - difícil existência de epitélios com grande espessura.

Classificação
1_ Revestimento - Proteção ( atritos, micróbios e evaporação ), Sensorial, ciliado , absorção de nutrientes e oxigênio.

_ Externo - Revestem cavidades fechadas = serosas ( pleura , peritônio e pericárdio ).

_Interno - Revestem cavidades que se comunicam com o exterior = mucosas .


1- Quanto ao número de células

* Simples - uma camada de células ( endotélio )
* Estratificado - várias camadas de células.
* Pseudoestratificado - uma camada de células com núcleos em diferentes posições.
* Transição - as células com núcleos em diferentes posições.
* Transição- as células mudam de forma.

OBS: Quanto mais grosso for o epitélio,melhor será sua proteção. Quanto mais fino,melhor sua capacidade de absorção.

* Metaplasia- transformação patológica de um tecido em outro.
- As células epiteliais apresentam intensa adesão e para separa lás são necessárias forças mecânicas relativamente grandes.

* Melanócitos - células encontradas na camada profunda da epiderme. Determinam a cor da pele e dos pêlos.
















Um epitélio ou tecido epitelial é um tecido onde Sua principal função é revestir a superfície externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais internas. A perfeita união entre as células epiteliais fazem com que os epitélios sejam eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais. 


Tecido epitelial glandular

As células epiteliais glandulares podem sintetizar, armazenar e secretar proteínas (por exemplo o pâncreas), lipídios (por exemplo, as glândulas sebáceas) ou complexos de carboidratos e proteínas (por exemplo, as glândulas salivares). As glândulas mamárias secretam todos os três tipos de substâncias. O termo glândula é normalmente usado para designar agregados maiores e mais complexos de células epiteliais glandulares. As glândulas são sempre formadas a partir de epitélios de revestimento cujas células proliferam e invadem o tecido conjuntivo subjacente, após o que sofrem diferenciação adicional.


As glândulas formadas por agrupamentos celulares podem ser classificadas em três tipos segundo o mecanismo pelo qual liberam suas secreções, sendo: 

- Exócrinas → órgãos cujos produtos são secretados por meio de um sistema de canais que se abrem em cavidades internas ou na superfície externa corporal. 
Exemplos de glândulas exócrinas: salivares, sebáceas, sudoríparas, mamárias e lacrimais. 
Nesse tipo as substâncias são bem variadas, distinguindo-se respectivamente em: enzimas (amilases salivar / ptialina); secreções oleosas à base de lipídios; as que produzem o suor, contendo água e sais; secreção de leite durante a lactação; e o líquido lacrimal, constituído proporcionalmente por água, sais, proteínas e gorduras. 

- Endócrinas → quando os seus produtos são lançados na corrente sanguínea sem intermediação de canais, sendo dispersos através do sangue para todo o organismo. 
Exemplo de glândulas endócrinas: hipófise, tireóide, paratireóide, supra-renais, secretando principalmente hormônios (folículo estimulante, luteinizante, somatropina, prolactina, tiroxina, triiodotironina, paratormônio, adrenalina, andrógenos, e outros). 
- Mistas (anfícrinas) → essas glândulas desempenham tanto função endócrina quanto exócrina, liberando suas secreções no sangue ou em cavidades. 
Exemplo de glândulas mistas: o testículo e o ovário. Essas glândulas sexuais produzem respectivamente os hormônios testosterona e a progesterona, além de espermatozóides e óvulos. Outro exemplo é o fígado, produzindo e secretando proteínas e a bile.