segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Câncer de pele

Como já sabemos a pele é o maior orgão do corpo humano e se divide em duas camadas a externa que é a derme, e a internada que é a epiderme. A pele é um orgão de extrema importância pois ela proteje o nosso corpo do calor excessivo e infecções. A pele também é responsavel pelo controle da temperatura em nosso corpo. Por este motivo esse orgão tem de ser tratado com o devido cuidado.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Cancer), cerca de 25% dos tumores maliguinos ocorrem na pele, sendo o tipo de câncer mais frequente.
O câncer de pele é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos e individuos de pele clara , pois são mais sensíveis aos raios solares. Em pessoas de pele mais escura o câncer costuma se manifestar nas regiões palmares e plantares.
Existem diferentes tipos de câncer de pele: Carcinoma basocelular, que é responsavel por 70% dos casos de câncer; Carcinoma epidermóide, que é responsável por 25% e o Melanome detectado em apenas 4% dos pacientes.Felizmente o Carcinoma basocelular que é o mais frequente é também o menos agrecivo, por isso quando detecado precocemente esse tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura.
COMO EVITAR O CÂNCER DE PELE:
É importante se previnir protejendo-se do raios ultra violetas que são liberados pelo sol e que são grandes causadores do câncer de pele. Previna-se usando sempre protetor solar e tomando banho de sol sempre no horário devido e recomendado pelos médicos (O sol de 7:00 ás 10:00 da manhã e o de depois das 16:00 da tarde). Deve-se evitar também exposições excessivas a fontes artificiais de ultra violeta, como por exemplo lâmpadas de bronzeamento.