domingo, 6 de novembro de 2011

TECIDO ADIPOSO

  O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo que acumulam lipídios (gorduras) em seu interior, no citoplasma. Essas células, em sua maioria, são de forma esférica e maiores que as demais. A gordura armazenada nessas células servirá como fonte de energia para o organismo. Também constitui um excelente isolante térmico e isolante mecânico, pois absorve os impactos, impedindo que estes cheguem aos órgãos e os danifiquem.
  Quando o organismo consome menos energia do que ingere, o excesso é guardado no tecido adiposo. É por isso que pessoas com pouca atividade física são mais “gordos” que os que têm uma vida com maior movimento físico. O excesso de peso nos humanos não é bom, pois o aumento do volume e massa corpórea faz alguns órgãos trabalharem demais (como coração, pulmões, rins, etc), diminuindo o seu tempo de vida. A classificação desses tecidos é feita tendo como critérios a pigmentação da gordura armazenada e a forma de organização:

Tecido adiposo branco (ou unilocular)

  As células apresentam forma de esfera, tendo em seu interior uma grande quantidade de lipídios, tanto que o núcleo achatado e o citoplasma são deslocados do centro. A quantidade de substâncias fundamentais é menor que em outros tecidos. Esse tecido é bastante irrigado por vasos sanguíneos. Em torno das células está uma vasta rede de fibras reticulares, que dão sustentação à massa gordurosa.
  O nome vem da coloração. O tecido que forma o Panículo Adiposo fica sob a pele, absorvendo impactos e funcionando como isolante térmico. Células do tecido conjuntivo podem se diferenciar para formar esse tecido.

Tecido adiposo pardo (ou multilocular)

  As células desse tecido são menores que as do unilocular, pois ao invés de uma grande “gota” de gordura, é constituída por diversas gotículas (vacúolos), que se espalham por todo o citoplasma. São ricas em mitocôndrias, organelas que produzem energia e calor. Nos seres humanos, esse tecido é mais importante nos recém-nascidos, para protegê-los do frio. É um tecido que só é formado enquanto o bebê está no ventre, não sendo mais produzido na vida pós-natal.