quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tecido Sanguíneo

Interpretação do exame de Hemograma Completo

 O hemograma é um dos exames mais empregados para um diagnóstico medico e o mais realizado em uma rotina laboratorial. Com o objetivo de analisar as células sanguíneas de um paciente, ele também avalia as variações quantitativas, qualitativas e morfológicas dos elementos figurados do sangue. Este exame é requerido para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença como anemia e infecções de diversos tipos. É de extrema importância a sua correta interpretação.
 Há três tipos de células circulantes no sangue, todas produzidas na medula óssea: Hemácias (glóbulos vermelhos), Leucócitos (glóbulos brancos) e Plaquetas (ou trombócitos).
 A primeira parte do Hemograma é a série vermelha - Eritrograma - onde são avaliados os números de hemácias e a concentração de hemoglobina. Geralmente os resultados a serem avaliados são:
  • Hemácias : São os glóbulos vermelhos, os valores normais variam de acordo com o sexo e com a idade: valores normais: Homem de 5.000.000 - 5.500.000, Mulher de 4.500.000 - 5.000.000. Valores baixos de hemácias podem indicar um caso de anemia normocítica (as hemácias tem tamanho normal, mas existe pouca produção dessas células), valores altos são chamados de eritrocitose e podem indicar policitemia (oposto da amenia, pode aumentar a espessura do sangue, reduzindo a sua velocidade de circulação).
  • Hemoglobina: Proteína presente nas hemácias, é um pigmento que dá a cor vermelha ao sangue e  o responsável pelo transporte de oxigênio no corpo.  A hemoglobina baixa causa descoramento do sangue, palidez do paciente, e falta de oxigênio em todos os órgãos. segundo a Organização Mundial de Saúde é considerado anemia quando uma criança de 6 meses a 6 anos Hb < 11g/dl, crianças de 6 anos a 14 anos uma Hb < 12g/dl e um adulto apresentar Hb < 12,5g/dl.
  • Hematócrito: Porcentagem da massa de hemácia em relação ao volume sanguíneo. Um hematócrito de 45% significa que 45% do sangue é constituído por hemácias, os outros 55% são basicamente água e todas as outras substâncias diluídas. Portanto, pode-se concluir que quase metade do sangue é composto por células vermelhas.
  • VCM (Volume Corpuscular Médio): Responsável por medir o tamanho das hemácias e no diagnóstico da anemia. Se pequenas são consideradas microcíticas (< 80fl, para adultos), se grandes consideradas macrocíticas (> 96fl, para adultos) e se normais, normocíticas (80 - 96fl). Anisocitose é a denominação que se dá quando há alteração no tamanho das hemácias. Esse dado ajuda a diferenciar os vários tipos de anemias,  quando microcíticas as anemias mais comuns são a ferropriva e as síndromes talassêmicas. As anemias macrocíticas mais comuns são as anemia megaloblástica e perniciosa, causada por carência de ácido fólico. Alcoolismo é uma causa de VGM aumentado sem anemia.
  • HCM (Hemoglobina Corpuscular Média): É o peso da hemoglobina dentro das hemácias.
  • CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média): É a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. Pode vir escrito hipocrômica (pouca hemoglobina na hemácia), hipercrômica (quantidade de hemoglobina além do normal).
Os dois últimos valores indicam basicamente a mesma coisa, a quantidade de hemoglobina nas hemácias.
Leucograma
É constituída pelos glóbulos brancos e acontece a avaliação do número de leucócitos, além da diferenciação celular.
  • Leucócitos: É o valor total dos leucócitos no sangue. Valores altos, é chamado leucocitose e indica, principalmente, uma infecção. Quando essa contagem dá mais baixa que o normal (leucopenia) indica depressão da medula óssea, resultado de infecções virais ou de reações tóxicas. Os leucócitos são um grupo de diferentes células com diferentes funções no sistema imune, são divididas em cinco tipos no hemograma e seus valores variam de 4000 a 11000 células por ml.
  • Basófilos: São o tipo menos comum de leucócitos no sangue, em um indivíduo normal, só é encontrado até 1%, além desse valor indica processos alérgicos.
  • Eosinófilos: São os leucócitos responsáveis pelo combate de parasitas e pelo mecanismo de alergia, portanto seu número além do normal indica casos de processos alérgicos ou parasitoses.  Quando seu número aumenta é chamado de eosinofilia e quando está reduzido eosinopenia.
  • Linfócitos: São o segundo tipo mais comum de glóbulos brancos, é a célula predominante nas crianças. Em adultos, seu aumento pode ser indício de infecção viral ou, mais raramente, leucemia. Quando temos um processo viral em curso, é comum que o número de linfócitos aumente, são as células que fazem o reconhecimento de organismos estranhos, iniciando o processo de ativação do sistema imune. Os linfócitos são os responsáveis por iniciar a rejeição de um órgão transplantado, mas também é o leucócito atacado pelo vírus HIV.
  • Monócitos: Quando estão aumentados indicam processos virais ou bacterianos. Quando um tecido está sendo invadido por algum germe o sistema imune encaminha os monócitos para o local infectado que se ativa e transforma-se em macrófago, eliminando os micro-organismos invasores. Os valores são alterados também após quimioterapia.
  • Neutrófilos: É o tipo de leucócito mais comum e são especializados no combate as bactérias. É a célula mais encontrada em adultos e o seu aumento pode indicar infecção bacteriana, mas pode estar aumentada em infecções virais.
  • Segmentados ou bastões: São os neutrófilos jovens. Quando estamos infectados, a medula óssea aumenta rapidamente a produção de leucócitos e acaba por lançar na corrente sanguínea neutrófilos jovens recém-produzidos. A infecção deve ser controlada rapidamente, por isso, não há tempo para esperar que essas células fiquem maduras antes de lançá-las ao combate. Normalmente, apenas 4 a 5% dos neutrófilos circulantes são bastões, a presença de maior quantidade de células jovens indica que pode haver um processo infeccioso em curso.

Série Plaquetária

 As plaquetas são as células responsáveis pelo início do processo de coagulação sanguínea. Quando um tecido de qualquer vaso sanguíneo é lesado, o organismo rapidamente encaminha as plaquetas ao local da lesão, que formam uma espécie de tampão para estancar o sangramento. O valor normal varia entre 150000 a 450000 por microlitro de sangue, quando os valores se encontram abaixo das 10000 plaquetas/uL há risco de morte, uma vez que pode acontecer sangramentos espontâneos sem ser contido. A queda brusca do valor das plaquetas pode indicar a dengue hemorrágica.